Veja a melhor bebida além do leite materno para o seu filhote e qual tempo certo da sua introdução:
Os sucos são considerados ótimos aliados para saúde de todo mundo e em especial para as crianças.
Eles são saborosos e benéficos para todas as idades.
Mas o consumo do suco natural e a ingestão de frutas é muito menos que o recomendado.
Isso acontece principalmente pelo crescimento do comércio de alimentos industrializados.
É importante conversar com o pediatra para saber o melhor momento para introduzir o suco na alimentação do bebê. Muitos indicam o consumo somente a partir dos três anos, por isso é muito importante a orientação médica.
Benefícios:
As frutas oferecem benefícios próprios, principalmente as vitaminas que elas oferecem. Então, conheça alguns desses benefícios e saiba o que a criança recebe ao beber a bebida em sua forma natural.
- Maçã: Tonifica o organismo, possui substâncias que podem proteger o fígado e auxiliam na digestão.
- Mamão: Tonifica e estimula o organismo. Ótimo para digestão e oferece substâncias que são antibacterianas, que evitam infecções intestinais.
- Laranja: Muito rica em vitamina C, consegue fortalecer as defesas naturais do corpo. A fruta é muito fácil de ser ingerida e também muito fácil de fazer um suco natural com ela. Quem consome a fruta e o suco ficam menos favoráveis a contrair resfriados, gripes, febre e muito mais.
- Abacaxi: Muito consumido por ser digestivo, antitérmico e diurético. Além disso, ele ajuda a acalmar a garganta e auxilia na cura da laringite.
- Morango: Indicado para problemas de diarreia. Ambos ajudam a baixar febre, ajudam na digestão, podem ser utilizados como calmante e estimulam as funções do metabolismo.
- Acerola: Ajuda a combater a fadiga e debilidade do organismo. Além disso, ajuda abrir o apetite e melhora gripes e resfriados.
- Manga: Oferece diversas propriedades antioxidantes pelo seu teor betacaroteno.
- Maracujá: Consegue reforçar o sistema imunológico. Ele também estimula a digestão e como não é nenhuma surpresa é utilizado como calmante. É importante frisar que mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem beber suco de maracujá em excesso.
- Melão e melancia: O suco com essas duas frutas pode ser diurético e ajuda o funcionamento dos rins.
Para 3 meses:
De acordo com a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria o ideal é que os pais só comecem a inserir na alimentação da criança o suco a partir dos doze meses, mas muitos pediatras liberam o consumo a partir dos seis meses.
Antes desse período o indicado é a ingestão de apenas leite materno, isso porque o organismo da criança ainda não é preparado para receber qualquer outro alimento.
Antes os pais davam suco com quatro e cinco meses, mas atualmente isso não é indicado.
Para 6 meses:
Muitas mamães não gostam de inserir os sucos naturais na alimentação dos seus filhos, mas é importante procurar um pediatra porque ele vai indicar quais são os melhores para cada etapa da vida dos bebês. Até os cinco meses ou seis meses é indicado que o bebê só consuma o leite materno, mas muitos médicos já liberam o consumo com seis meses. O importante nessa fase é não adicionar nada de açúcar no suco do bebê e sempre coe, isso facilita a ingestão.
De maçã:
Aprenda como fazer um delicioso e nutritivo suco de maçã. Além disso, saiba como preparar um suco de maçã com caju e cenoura.
Bata no liquidificador a maça picada e com casca, coloque algo em torno de 30ml de água para liquificar melhor a bebida.
Experimente acrescentar no lugar da água suco de caju ou cenoura.
De Melão:
Para fazer suco de melão é preciso cortar a fruta e picá-la. Em seguida, é preciso adicionar 30 ml de água fervida, ou a menor quantidade de água possível, e bater junto com o melão. Esse suco não precisa coar.
De Melancia:
A melancia é uma fruta ótima e que contem muita água. Por isso, muitas pessoas nem fazem o suco. No caso de bebês o preparo do suco é mais indicado. Então, tire as sementes da fruta e bata no liquidificador. Caso seja necessário coloque água aos poucos.
De Beterraba:
Para preparar um bom suco de beterraba é preciso descascar um pedaço da hortaliça e picá-la. Em seguida, bata no liquidificador com 30 ml de água fervida.
Só é preciso coar se o bebê tiver menos de sete meses.
Lembrando que quanto menos água conseguir colocar, mas forte o suco fica. Muitas mães ficam com dúvida de como tomar o suco, nesse caso a criança pode beber no copinho.
De Maracujá:
Conheça duas receitas de suco de maracujá que pode ser inserido na alimentação do bebê após liberação do pediatra.
O primeiro suco é com maracujá, cenoura, maça e água.
É preciso separar três colheres de sopa da poupa do maracujá, ralar meia cenoura e descascar a maçã. Coloque todos os ingredientes do liquidificador e bata.
Só coe se for realmente necessário. Não precisa adoçar o suco porque a maçã já faz isso. É preciso beber uma hora antes da criança dormir.
O segundo precisa da polpa de meio maracujá, 150 ml de água filtrada, chá de camomila frio e 1 colher de sobremesa de linhaça (semente). Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata.
É preciso coar o suco para que não fique nenhuma semente de maracujá e linhaça. O suco já está pronto para consumo.
De Cenoura:
O suco de cenoura combina muito bem com laranja, por isso separamos uma receita com os dois ingredientes.
É preciso preparar o suco com duas laranjas, a lima e a pera, e uma cenoura média. O ideal é preparar o suco de laranja e depois inserir a cenoura ralada e bater.
Pronto, o suco já pode ser consumido sem nenhum problema. Não se esqueça de retirar todas as sementes da laranja com muito cuidado.
De Laranja:
O suco de laranja é um dos favoritos das mamães. Ele é muito fácil de ser feito. Retire todas as sementes das frutas e esprema a laranja pera manualmente.
O suco fica bem natural e não precisa de água, principalmente pela pouca quantidade que o bebê toma. Ele só precisa ser coado se a criança tiver menos que sete meses.
Para conhecer os outros sucos com receitas: Veja bem aqui
Clique aqui agora conhecer o suco para diabéticos, como fazer receitas e alimentos indicados