carne-moída-presunto

Veja a receita do Molho Branco com maizena e requeijão para macarrão, lasanha e panqueca!

Molho branco ou molho béchamel, surgiu em homenagem ao Louis de Béchameil (Marques de Nointel, 1630–1703) acessor do Rei Luís XIV.

Esse delicado molho, acompanha há séculos a gastronomia, mas nada mais é do que um creme aveludado, de sabor delicado, com base de leite fresco, conhecido também por molho velouté.

Com o tempo passando, aconteceram as adaptações, quer sejam por intervenções de grandes chefs, ou por questões apenas culturais, surgiu na França o molho béchamel clássico.

Nós brasileiros o chamamos de “molho branco” e fazemos muitas delícias culinárias com ele.

Receita de Molho Branco:

Ingredientes:

 

 

Ingrediente

Quantidade

Manteiga de leite2 colheres de sopa
Azeite de Oliva extra-virgem1 fio
Cebola branca ralada2 colheres de sopa
Folha de louro1 unidade
Farinha de trigo2 colheres de sopa
Noz moscada ralada1 pitada
Leite sem lactose600 ml
Creme de leite sem lactose200 g

 

Veja a seguir como fazer.

Modo de preparo:

  • 1. Coloque numa panela a manteiga de leite e o fio de azeite para derreter, e para não queimar. Quando aquecer adicione a cebola ralada, e deixe dourar.
  • 2. Em fogo baixo, ajunte tudo com farinha de trigo, misturando bem por uns segundos. Para mexer o molho durante o seu cozimento, opte em usar um fouet ( daqueles de arame) é sempre sucesso garantido, pois anulam as possibilidades de grumos, e de qualquer queimadinho no fundo da panela.
  • 3. Aos poucos coloque o leite, e mexendo, sem parar e vigorosamente. Despeje mais um pouco de leite, até que termine, mas sem parar de mexer, para que não empelote.
  • 4. A espessura de seu molho branco é opcional, quanto mais leite, mais líquido, e com menos leite ele ficará um creme mais grossinho. Para as suas preparações forem assadas, opte pelos molhos menos grossos.
  • 5. Depois que seu molho branco ferver bem, adicione o Creme de Leite (sem soro ) a pitada de noz moscada bem ralada, e tempere com o sal a gosto com pimenta . Assim feito, apague o fogo e continue mexendo.
  • 6. Esse molho serve 4 pessoas e você já sabe prepará-lo em até 15 minutos.

Boas Dicas

  • 1- Você pode também incrementar seu molho branco, colocando queijo parmesão ralado (60 g) depois de pronto, seu molho ficará divino, e usá-lo de um jeito simples com macarrão, deixando-o bem mais incrementado. Ele também ficará delicioso para lasanhas, ou nos preparos com bacon.
  • 2- Muita gente aprecia quando recheiam as tortinhas assadas. E agregando nele um requeijão cremoso, ou cubinhos de queijo Brie ou Camembert (que são muito semelhantes) fica maravilhoso, aí espere pelos aplausos da galera!
  • 3- Por ser muito saboroso, você pode mantê-lo aquecido em banho-maria para servi-lo imediatamente, então salpique pedacinhos de manteiga para impedir a formação de crosta por sobre a superfície.
  • 4- Caso acontecer de o seu creme empelotar, bata-o no liquidificador ou passe-o por uma peneirinha, ou ainda na panela mesmo com o mixer você elimina esse probleminha, mas por favor não se desespere!
  • 5- Para que seu creme fique sempre lisinho, ponha uma folha de filme plástico colado na superfície do seu corpo, ainda quente, na panela mesmo.
  • 6- Quando sobrar seu molho, use guardá-lo em sacos plásticos (tipo zipados) e refrigerados. Para reaproveitá-lo em outros preparos, use-o em até cinco dias, após guardá-lo.

Clique aqui para ir a próxima página