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Veja como preparar este mix de cereais e como utilizá-lo na culinária e na sua alimentação :

Esse mix rico em fibras se tornou um dos aperitivos mais procurados, seja pelas pessoas fitness e até mesmo por aquelas que apenas gostam de saborear comidas deliciosas. Além disso, essa mistura faz muito bem para a saúde, por ser 100 % natural, e pelo fato das oleaginosas presentes serem as chamadas “gorduras boas”.

O que é:

O nome comercial “granola” passou a ser utilizado por uma famosa empresa americana de cereais, que atua no ramo há mais de cem anos.

Sua fórmula sempre se baseou em uma mistura de trigo, aveia e flocos de milho, sendo, hoje, modificada.

Atualmente há várias versões desse mix, que se tornou presente nas mesas brasileiras.

O modo de como comer, vai da sua preferência, podendo ser ingerido com inúmeros acompanhamentos ou até mesmo sozinha.


Aqui, ela é comumente consumida com leite, frutas, iogurte, coalhada, sorvete de polpa de açaí e até na forma de barras de cereal.

Hoje em dia o mix é formado por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas, tostadas com açúcar mascavo ou mel, podendo apresentar as variações que mais agradam o paladar do consumidor, inclusive a opção salgada.

Para que serve:

Que tem uma composição nutricional riquíssima, todos já sabemos. O que (talvez) ainda não seja claro, é a quantidade de benefícios que esse mix pode trazer à saúde. A forma que ela é apresentada, seca, apresenta alto teor de fibras, o que melhora o funcionamento do intestino e do fígado. Além disso, desde que feita com ingredientes balanceados, ela ajuda no processo de emagrecimento.

Benefícios:

  • Baixa o colesterol: as fibras presentes na mistura são capazes de diminuir o nível do colesterol ruim. Além disso, elas se ligam aos ácidos biliares e quebram moléculas de gordura;
  • Emagrece: por ser composto basicamente de fibras, a sensação de saciedade é grande, o que retarda o processo de digestão. Mesmo com alguns ingredientes calóricos, como as castanhas, ainda assim as fibras ajudam na queima de calorias. Porém, fique esperto com a quantidade de açúcar e mel senão, ao invés de emagrecer, engorda;
  • Melhora o sistema cardiovascular: como há uma redução do colesterol ruim, as gorduras que afetam o coração são mais facilmente eliminadas, reduzindo a chance de doenças cardíacas;
  • Aumenta a disposição: não é a toa que ela se tornou a queridinha dos esportistas. Ela realmente ajuda a melhorar o metabolismo e aumentar a energia do organismo;
  • Previne anemia: ela previne a falta de ferro no organismo devido à aveia ser uma fonte significante deste mineral;
  • Melhora a concentração: a presença de ômega 3 na mistura é essencial para o bom funcionamento do cérebro, além de apresentar vitamina E, um antioxidante que protege o corpo dos radicais livres. Além disso, a melhora da circulação sanguínea permite que a oxigenação no cérebro aumente, melhorando sua capacidade cognitiva;
  • Melhora a aparência da pele e dos cabelos: por apresentar vitamina E, importante para a prevenção do envelhecimento precoce e fortalecimento dos cabelos, essa mistura se mostra altamente capaz de melhorar a aparência física dos consumidores;
  • Controla o diabetes: desde que a quantidade de açúcar seja pequena. A concentração de manganês nessa mistura pode regular o nível de açúcar do sangue, estimulando a produção de insulina;
  • Previne o câncer: os grãos integrais, ricos em fibras, vitamina B e fitoquímicos são importantes para proteger nossas células, reduzindo a possibilidade de desenvolvimento do câncer.

Caseira :

O ideal é que ela seja feita com uma mistura de frutas secas, castanhas e fibras, podendo ser misturada de acordo com o gosto do usuário.

Por isso, experimente.

Veja qual combinação mais te agrada, usando flocos de milho, de aveia, com ou sem açúcar.

Também teste qual a fruta seca que mais gosta, como o azedo do damasco ou a doçura da uva passa.

É possível deixar sua mistura com a textura que deseja.

Após tirá-la do forno, você pode espalhá-la sobre a assadeira, de modo que seque solta, ou então juntá-la em pedaços maiores, para que formem pequenas barras de fibras, castanhas e frutas.

Como Fazer:

São muitos ingredientes, porém a fabricação de sua granola caseira é bastante simples. Veja como fazer um mix delicioso!

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Aveia integral1 ½ copo americano
Gérmen de trigo½ copo americano
Coco em pedaços sem açúcar½ copo americano
Açúcar mascavo1/3 copo americano
amêndoas½ copo americano
Nozes pecã1 copo americano
Sal1 ½ colher de chá
Mel¼ copo americano
Óleo vegetal¼ copo americano
Essência de baunilha1 colher de chá
Canela em pó1 colher de sopa

Modo de Preparo:

  • 1.Preaqueça o forno em 165 C° (fogo baixo).
  • 2.Forre uma assadeira com papel manteiga;
  • 3.Misture todos os ingredientes secos em uma tigela grande, de modo que todos possam ser vigorosamente misturados;
  • 4.Adicione os demais ingredientes (molhados) e misture bem;
  • 5. a mistura na assadeira e asse por 10 minutos;
  • 6.Retire do forno e chacoalhe, remexendo bem;
  • 7.Retorne ao forno por mais 10 minutos observando sempre para não queimar;
  • 8.Remova do forno. Enquanto ela esfria, você pode espalhá-la bem, para que seque soltinha, ou então faça aglomerados, deixando-a em pequenos grumos. .

Receitas:

Cookie de Granola :

Tempo de preparo: 30 minutos.

Grau de dificuldade: fácil.

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Granola1 xícara de chá
Farinha de trigo1 ½ xícara de chá
Açúcar mascavo1 xícara de chá
Margarina light4 colheres de sopa
Canela em pó½ colher de sopa
Fermento em pó químico seco1 colher de chá
Ovo batido1 unidade

Modo de Preparo:

  • 1.Em uma tigela funda, misture a farinha de trigo, a granola, o açúcar mascavo, a canela em pó, o fermento e o ovo batido;
  • 2.Misture até todos os ingredientes se incorporarem;
  • 3.Forre uma assadeira com papel manteiga e vá dispondo, com uma colher, a massa, de modo que fique pequenos discos redondos;
  • 4.Leve ao forno já aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.

Vitamina de banana com granola:

Tempo de preparo: 5 minutos.

Grau de dificuldade: fácil.

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Leite semidesnatado sem lactose200 ml
Granola1 colher de sopa
Açúcar mascavo1 colher de sopa
Banana nanica1 unidade

Modo de Preparo:

  • 1.Descasque a banana e corte em rodelas;
  • 2.Bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma vitamina cremosa;
  • 3.Se quiser, coloque mais um pouco de granola por cima, para dar uma crocância.

Bolo:

Tempo de preparo: 40 minutos.

Grau de dificuldade: fácil.

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Ovo grande3 unidades
Óleo de milho1 xícara de chá
Açúcar1 xícara de chá
Farinha de trigo1 xícara de chá
Granola2 xícaras de chá
Leite sem lactose1 xícara de chá
Canela em pó1 pitada
Fermento em pó químico seco1 colher de sopa

Modo de Preparo:

  • 1.Unte e enfarinhe uma forma (pode ser de pudim ou de bolo inglês, você decide);
  • 2.Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento;
  • 3.Despeje a mistura em uma tigela e incorpore o fermento, colocando aos poucos e mexendo com a ajuda de uma colher;
  • 4.Leve ao forno preaquecido. Para saber se está bom, coloque um palito de dentes. Se ele sair limpo, está pronto.

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