Como funciona? Como fazer? Propriedades Emagrece?
Quem não gosta de um chá, não é mesmo? Caso você esteja procurando melhorar a sua saúde com uma bebida forte, chegou ao lugar certo. A opção pelo hortelã, dentre as muitas opções de ervas disponíveis, é bastante pertinente, podendo ser utilizado na culinária e para fins medicinais. São muitos os benefícios proporcionados pelo chá de hortelã, como veremos logo a seguir.
Praticamente toda infusão pode ser potencializada com combinações com outros ingredientes, algo que também acontece com esta bebida. Sendo assim, misturas com camomila e gengibre podem tornar a bebida ainda mais potente. O poder do gengibre, por exemplo, é muito conhecido, como antiinflamatório.
O uso medicinal desta erva remonta ao passado distante, quando foi utilizado pela antiguidade para vários fins, sendo mencionado até mesmo na Bíblia. Sua origem ainda está relacionada a mitologia.
Com relação às suas características, seu valor como refrescante é inegável. É uma bebida consumida há muito tempo, com alto nível de vitamina A, vitamina C, ferro e cálcio. Sua força como afrodisíaco é conhecida, bem como seu poder relaxante.
Egípcios, hebreus, romanos, americanos e gregos foram alguns dos povos que usaram largamente este chá. Tendo um cheiro muito fácil de ser identificado, ele possui um sabor característico e possui múltiplas funções.
Este é um dos chás mais consumidos também no Brasil. Então, vamos conhecer mais sobre este produto? A começar por responder a clássica pergunta: para que tomar esta bebida?
Qual é o seu uso?
Por ser muito rica em vários nutrientes, esta bebida possui uma serventia difícil de ser igualada.
É possível dizer que ele melhora a saúde e o corpo como um todo. Seus efeitos podem ser de ordem psicológica, física, mental, até o estímulo à libido.
Vamos conhecer os principais efeitos?
- Efeitos musculares: esta bebida deixa os músculos em melhor condição, sendo sugerida a sua ingestão após a prática esportiva ou a atividade física, por diminuir o impacto das dores musculares;
- Efeito no sistema digestivo: sua atuação como regulador e para evitar inflamações é muito positiva, especialmente contra diarreia. A sua ação no intestino é muito conhecida, com resultados evidentes. Desta forma, é indicado para ser usado após as refeições, para melhorar o desenvolvimento do sistema digestivo;
- Efeito no sistema nervoso: Combate o estresse. Seu aroma acalma e melhora a coordenação motora;
- Efeito no sistema respiratório: O tratamento de resfriados pode ser também por esta bebida;
- Efeito no aspecto físico do corpo: Essa é uma bebida diurética, que é útil para diminuir o nível de inchaço no abdômen. Sendo um item muito útil para a perda de peso.
Além desses efeitos, é possível falar ainda de outros aspectos: melhora o hálito da pessoa, pode ser usado até como afrodisíaco.
É importante citar a qualidade do chá para oferecer ao corpo humano fósforo e potássio, auxiliando ossos e combatendo anemias.
Propriedades benéficas?
Afinal, este chá é bom pra que?
- Regula o sistema digestivo;
- Combate dores;
- Oferece vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo;
- Melhora o sistema respiratório.
Tem capacidade analgésica, afrodisíaca, sendo uma infusão para poder tomar após as refeições, por melhorar a digestão. Pode ser muito útil para combater a presença de amebas e outros parasitas.
O hortelã pode baixar o colesterol, melhorar a sensação em situações de cólica menstrual, servindo também como sedativo e combatendo dores abdominais múltiplas.
Como fazer?
Para fazer, é preciso ter a erva, evidentemente. Este tipo planta é facilmente cultivável, bastando apenas um pouco de cuidado. Para fazer o chá, basta apenas aproveitar a erva e ferver a água, acrescentando outros ingredientes, a gosto.
Contraindicações?
Normalmente, não possui contraindicações, pelo fato de ser uma erva medicinal. Mas crianças pequenas podem acabar tendo complicações, como irritação, falta de ar, dentre outros, por conta de características das crianças. A mucosa bucal da criança pode sofrer com as características dessa planta.
Em todo caso, o chá de hortelã não é indicado nas seguintes condições:
- Pessoas que possuem algum tipo de refluxo não devem tomar;
- Pode causar úlceras, se existir um uso excessivo da bebida;
- Reações alérgicas, igualmente em caso excessivo;
- Grávida: pode causar um problema no útero, por conta de um eventual relaxamento excessivo, causando aborto na gravidez.
Quantas vezes por dia posso tomar o chá de hortelã?
Apenas 2 a 3 xícaras de chá por dia, já que o excesso pode causar problemas. Toda erva medicinal deve ser utilizada com cautela.
Receita para dor no estômago?
O chá de folhas de hortelã apresenta como ingredientes camomila e alcaçuz, para poder formar uma combinação eficaz contra gastrite e inflamações.
Ingredientes?
Componente | Quantidade |
---|---|
Folhas de hortelã secas ou frescas | 01 colher de chá |
Raiz de alcaçuz esmagada | 01 colher de chá |
Flor de camomila | meia colher de chá |
Modo de Preparo?
- 1.Juntar as quantidades das plantas em um recipiente e acrescentar 200 ml de água (fervendo).
- 2.Após, deixar por um período de descanso de 10 minutos e coar.
- 3.Pode ser bebido até 4 vezes por dia.
Seu efeito é de melhorar o sistema digestivo.
Combinação com outros ingredientes?
Com canela e gengibre?
Este tipo de bebida, com gengibre, é muito saudável, haja vista o poder do gengibre em melhorar várias partes do corpo. A combinação de hortelã com gengibre deixa o sabor bastante diferente. Canela é outro ingrediente que pode ser acrescentado, variando também o sabor.
Muitas pessoas usam receitas com gengibre para emagrecer, graças às propriedades deste ingredientes nesse sentido, ainda mais potencializado por conta do hortelã, que também possui efeito de emagrecimento e o termogênico da canela potencializa ainda mais.
Com Abacaxi?
O abacaxi também é uma fruta poderosa para ajudar a saúde, sendo muito rica em minerais. A inclusão de um pouco de essência de abacaxi com hortelã pode potencializar a bebida e deixar o sabor mais agradável ainda.
Com Hortelã-Pimenta?
A hortelã-pimenta é bem útil, mas não deve ser usada para emagrecer.
Limão?
O limão é uma fruta que tem uma incrível capacidade, possui muitas vitaminas, como vitamina C, além de fibras e minerais. Ele pode ser acrescentado a mistura trazendo estes benefícios para a saúde. Também pode facilitar o emagrecimento.
Para outros tipos de infusões, benefícios e como fazer –>> Clique aqui agora!
Veja aqui os melhores chás para diabetes e como agem na insulina e na glicose