Veja como utilizar o medicamento para tratar do reumatismo? Dá sono? Quantos ml por kg?
Qual é a origem?
Esse é um composto esteroide muito indicado para tratar problemas de alterações hormonais, problemas de pele, algumas alergias, reumatismo, inchaços, além de muitos problemas nos olhos, sangue, neurológicos e gastrointestinais. Muitas outras doenças também podem ser tratadas com o Prednisolona, como leucemia e meningite tuberculosa.
Qual é o seu uso?
Este medicamento acetato é um corticoide que age reduzindo os efeitos da inflamação no organismo, a partir do momento que o medicamento chega as células no organismo e faz com que elas não produzam as substâncias responsáveis por estimular a inflamação.
É muito importante entender que esse medicamento só pode ser usado sobre prescrição médica. É possível encontrá-lo como comprimido, gota e suspensão oral. Além disso, é possível encontrar o mesmo em colírio.
O que diz na bula?
O medicamento pode causar alguns efeitos colaterais. Os principais são:
- Cansaço;
- Insônia;
- Aumento de apetite;
- Úlcera gástrica;
- Catarata;
- Inflamação no pâncreas;
- Olhos inchados;
- Aumento da pressão do olho;
- Possível aumento da infecção nos olhos por vírus e fungos.
O remédio não deve ser ingerido por gestantes, mulheres lactantes, pessoas que estejam sofrendo com infecções fúngicas sistêmicas, sarampo, varicela e quem possuam algum tipo de alergia a qualquer componente do medicamento.
É muito importante informar ao médico quaisquer dos seguintes diagnósticos:
- Suspeita de gravidez;
- Cirrose;
- Diabetes;
- Hipotireoidismo;
- Herpes simples ocular;
- Diverticulite;
- Osteoporose;
- Hipertensão;
- Tuberculose;
- Úlcera péptica;
- Colite ulcerativa;
- Anastomoses de intestino;
- Insuficiência renal.
O medicamento pode ocasionar uma elevação na pressão arterial, aumento da excreção de potássio, retenção de água e sódio. Além disso, o mesmo dá sono devido a sensação de cansaço que é causado pelo remédio.
É muito importante não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica durante o tratamento e não pode ser administrado junto a qualquer outro antiinflamatório não esteroidal, já que eleva o risco de hemorragia e ulceração gastrintestinal.
Ele também não deve ser ingerido se estiver em tratamento com anticolinérgicos, já que pode aumentar a pressão intraocular. Além disso, ele não pode ser administrado com qualquer outro anticoagulante, medicamentos que sejam derivados de heparina, estreptoquinase e cumarínicos, já que pode aumentar ou diminuir os efeitos.
Por isso, é preciso procurar um médico para que informe tudo o que for necessário a respeito do medicamento e todas as precauções necessárias.
Em caso de pessoas que ultrapasse o recomendado pelo médico é preciso procurar um hospital e informar que foi ingerido superdosagem deste remédio.
Posologia?
Para os comprimidos de 20 mg e 5 mg é indicado para os adultos uma dose inicial entre 5 mg a 60 mg ao dia, ou seja, cerca de 1 comprimido de 5 mg ou 3 de 30 mg. Para as crianças é indicado o uso de 5 mg a 20 mg ao dia, ou seja, 1 comprido de 5 mg ou 1 de 20 mg.
Os comprimidos precisam ser ingeridos com o auxílio de um copo de água, somente devem ser engolidos inteiros, sem partir, mastigar ou quebrar.
Para os do tipo de suspensão oral é preciso ser ingerido por adultos cerca de 5 mg a 60 mg ao dia, utilizando a suspensão oral que vem nas doses de 3mg/ml a 1mg/ml como auxílio.
A dose recomendada para adultos em gotas é cerca de 9 a 109 gotas ao dia. Para crianças e para bebês é preciso ficar atento ao peso, já que é cerca de 0,14 a 2 mg por 1 kg da criança. Veja como calcular quantos ml por kg, são 3 gotas por cada 1 kg que precisam ser ingeridas de 1 a 4 vezes por dia, sempre seguindo a orientação médica.
É muito importante lembrar que somente um médico especializado pode indicar a forma correta para administração do medicamento. E é somente ele quem poderá informar o tempo de tratamento com o remédio.
Quais são as indicações?
O medicamento é indicado para quem sofre de reumatismo e de problemas de pele, alergias, alterações nos hormônios, colagenoses, meningite do tipo tuberculosa, inchaços de modo geral, infecções desenvolvidas pela Trichinella e alguns distúrbios nos olhos, sangue, neurológicos, gastrintestinais e respiratórios.
Qual é apresentação do xarope?
O medicamento em suspensão oral é transparente, incolor, mas quase chegando em um tom bem suave de amarelo. O seu cheiro pode ser de framboesa ou cereja, isso depende se o medicamento será de 3 mg ou 1 mg.
Quando se pensa nesse medicamento uma das maiores dúvidas das pessoas é se o mesmo em suspensão oral serve para tosse com catarro. É sempre indicado passar por um médico para que avalie o paciente e prescreva o necessário, principalmente pelos efeitos colaterais que o medicamento oferece. É importante saber se vale a pena ou se é melhor optar por outro xarope.
A composição do remédio em suspensão oral é:
Quais os ingredientes de 3 mg/ml?
- Água purificada;
- Ciclamato de sódio;
- Aroma de cereja;
- Edetato dissódico didratado;
- Metilparabeno;
- Fosfato sódico monobásico monoidratado;
- Fosfato de sódio dibásico dodecaidratado;
- Sacarina sódica didratado;
- Sortibol.
E para a dosagem de 1 mg/ml?
- Água deionizada;
- Aroma de framboesa;
- Edetato dissódico;
- Propilparabeno;
- Metilparabeno;
- Fosfato de sódio monobásico;
- Fosfato de sódio heptaidratado;
- Sorbitol.
E a versão em comprimido?
É possível encontrar o mesmo em comprimido nas farmácias comuns, mas só é realizada a venda com a apresentação da receita médica. As opções são de 5 mg e 20 mg, somente o médico poderá informar qual deverá ser ingerido e a quantidade correta de dias de tratamento.
A composição do remédio na versão comprimido é:
- Dióxido de silício;
- Lactose monoidratada;
- Óleo vegetal hidrogenado;
- Celulose microcristalina;
- Talco;
- Estearato de magnésio;
- Amidoglicolato de sódio.
Como fazer uso do colírio?
A versão em colírio é indicado por especialistas no tratamento de infecções nos olhos de adultos devido algum microrganismo que é sensível a corticoide.
Os pacientes que utilizam lentes precisam retirá-las antes da aplicação do colírio. Após o uso, é preciso aguardar cerca de 15 minutos para colocá-las novamente. Além disso, não é indicado que utilize o colírio em crianças e pessoas que estejam sofrendo com qualquer infecção nos olhos, tuberculose ocular, qualquer doença nos olhos que sejam causadas por fungos, vacínia, ceratite, varicela e herpes simplex.
A composição da versão em colírio a cada 1 ml é:
- Polissorbato 80;
- Hipromelose;
- Fosfato de sódio dibásico anidro;
- Cloreto de benzalcônico como conservante;
- Edetato dissódico, ácido cítrico monoidratado;
- Água purificada;
- Hidróxido de sódio;
- Glicerol.
Qual é o preço?
O medicamento só deve ser adquirido com receita médica e pode ser encontrado em farmácias comuns ou de forma online. O preço fica em média de R$10 a R$25, mas tudo depende de onde será comprado e a dosagem de cada um, seja ele comprimido, colírio, suspensão oral ou gotas.
Clique aqui para voltar para a seção com diversas medicinas.