Como utilizar o fármaco que inibe a sensação de fome? Qual é a fórmula?
Muitas pessoas que possuem obesidade, se encontram com dificuldades de emagrecer somente com a reeducação alimentar e atividade física.
Em virtude disso, era comum a indicação deste produto para contribuir para o emagrecimento sob acompanhamento de um médico.
Qual é a origem?
Ele é um tipo de medicamento que inibe bem o apetite e contribui para a perda do peso em consequência da redução do consumo das calorias.
Esse tipo de remédio, ao longo de muito tempo foi um dos mais indicados para tratar e combater a obesidade.
Quais são os benefícios?
Os benefícios adquiridos para quem faz uso dele são:
- É um tipo de inibidor de apetite;
- Promove saciedade durante um período maior;
- Consequentemente leva a redução do peso;
- Reduz o consumo de calorias;
- Diminuição na pressão sanguínea;
- Melhora a tolerância à glicose.
Existem relatos de muitas pessoas que se beneficiaram do uso desse medicamento. Elas de fato, conseguiram perder até 15 quilos no período de 4 meses.
É importante ressaltar que, todas essas pessoas associavam o remédio com atividade física, uma alimentação equilibrada e ainda um acompanhamento rigoroso com um médico.
No entanto, o efeito positivo definitivamente não é alcançado somente com a ingestão do medicamento e sim, alteração nos hábitos diários.
O que diz na bula?
Qual é a composição?
O comprimido contém – 1,5 mg.
Seus excipientes são – estearato de magnésio, lactose, dióxido de silício coloidal, celulose microcristalina, corante óxido do ferro amarelo e croscarmelose sódica.
Ele deve ser consumido cerca de 1 hora que antecede as refeições juntamente com um pouco de água ou qualquer outro líquido.
Quais são os efeitos colaterais?
O efeitos adversos possíveis são :
- Secura na boca;
- Depressão;
- Prisão do ventre ou diarreia;
- Insônia e/ou sonolência;
- Náuseas;
- Nervosismo;
- Palpitações;
- Taquicardia;
- Dor de cabeça frequente e intensa;
- Tonturas;
- Sudorese;
- Inquietação;
- Tremores;
- Erupções cutâneas;
- Dependência.
Qual é a posologia?
Esse remédio é indicado para ser ingerido de 1/2 até 1 comprimido antes das principais refeições como o almoço e o jantar. Se surgir algum desconforto gastrintestinal, é preciso administrá-lo juntamente com as refeições.
Aconselha-se iniciar o tratamento com ½ comprimido no dia e ajustar a dose de acordo com a necessidade de cada pessoa seja de 1 mg, 2 mg ou até mesmo 3 mg.
Vale lembrar que a última diária deve ser deglutida aproximadamente 4 até 6 horas antes de ir dormir.
Se a indicação for de 2 comprimidos no dia, a ingestão deve ser de 10 até 14 horas antes de ir dormir.
Recomenda-se a utilização desse medicamento por um período curto de tempo. Isso é, devido ao risco de desenvolver a tolerância aos seus efeitos anorexígenos.
O seu uso prolongado, principalmente nas doses mais altas, pode ocasionar em dependência física e/ou psíquica.
Portanto, para esses casos, é preciso reduzir a dose gradativamente até cessar por completo para evitar o efeito rebote.
Frisa-se que todo e qualquer medicamento precisa ser mantido longe do alcance de todas as crianças.
Sobre a ingestão juntamente com outros tipos de substâncias:
Deve-se evitar o uso desse fármaco juntamente com bebidas alcoólicas e/ou bebidas estimulantes como, por exemplo, o chá e o café. O uso associado com outros fármacos cujos tem atuação no sistema nervoso central devem também serem evitados.
Quais são as indicações?
Este foi elaborado com o intuito de ajudar a combater à obesidade nas pessoas que de fato não conseguiram perder pesos de outras formas.
Desse modo, a prescrição era efetivada nas situações em que os benefícios relacionados à perda de peso realmente fossem maiores do que os riscos de ocorrerem efeitos negativos.
Ou seja, para os pacientes com obesidade que têm contraindicações para praticar exercícios físicos o ainda com dificuldades para manter uma dieta.
Além deles, as pessoas que possuíam diabetes, também poderiam utilizar o remédio, para reduzir os níveis de glicose no sangue.
Quais são as contraindicações e precauções?
Esse produto não pode ser administrado em pacientes que:
- Tenham hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula;
- Crianças com idade inferior a 12 anos;
- Pacientes com glaucoma;
- Pessoas com isquemia cerebral e/ou taquicardia;
- As pessoas que estão sob o tratamento utilizando hiperglicemiantes, IMAO (inibidores de monoamino oxidase);
- Paciente que apresentam arritmias cardíacas;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas que possuem arteriosclerose (endurecimento das artérias);
- Pessoas com hipertensão ou outras doenças cardíacas;
- Pessoas dependentes do alcoolismo ou qualquer outro tipo de drogas;
- Pessoas com problemas de ansiedade;
- Pessoas que sofrem com problemas relacionados à tireoide.
É importante informar sempre o médico sobre todo e qualquer medicamento administrado em qualquer período seja antes ou durante a fase do tratamento.
Ao longo do tratamento, o paciente não pode conduzir veículos e/ou operar qualquer tipo de máquina, porque a habilidade e a atenção podem estar comprometidas.
É Liberado pela Anvisa?
O remédio, foi comercializado legalmente do ano de 1999 até o ano de 2011 no território brasileiro. Os nomes variam como Moderina, Absten S ou Fagolipo e utilizado para o emagrecimento.
No entanto, a partir de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tomou a decisão de acompanhar os órgãos relacionados a saúde dos outros países como, por exemplo, a FDA dos Estados Unidos. Isto é, ela baniu a circulação desse medicamento por que julga que o mesmo não oferece segurança para a saúde.
Onde comprar?
Embora haja de fato a proibição, esse fármaco ainda consegue entrar no Brasil por vias irregulares e isso permite que as pessoas tenham acesso ao remédio.
Ele é passível de ser adquirido por meio de sites na internet. Salienta-se que, devido a sua proibição, o risco da sua aquisição pela internet é maior uma vez que não é possível ter certeza quanto à sua procedência.
Como a ANVISA baniu o produto do mercado não é recomendado a compra do mesmo, seja qual for seu motivo para adquirir este produto busque orientação médica e faça a substituição por outro.
Qual é o preço?
Esse medicamento, quando encontrado para compra, possui o valor aproximado de R$ 12,00 a caixa com 20 unidades de comprimidos com a dose de 1 mg cada.
Para quem almeja realmente emagrecer, a alternativa mais acertada é tentar manter uma dieta balanceada além de praticar atividade e acompanhamento médico para manter a saúde do corpo.
Um profissional de endocrinologia é mais apropriado para definir o tratamento e acompanhá-lo, principalmente para o uso do medicamento que precisa de receita.
É necessário ter em mente que, emagrecer é verdadeiramente importante para manter a saúde equilibrada e também o bem-estar.
Porém, nem sempre vale a pena correr riscos para atingir tal objetivo. É fundamental seguir minuciosamente todas as indicações e aconselhamentos do médico.
Quais são as considerações finais?
A obesidade é considerada uma epidemia e um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil que vem se tornando cada vez maior.
É necessário ressaltar que essa constante busca pelo “corpo perfeito”, está relacionada a medidas que seguem o padrão impostas pela sociedade, que muitas vezes não é o saudável e muito menos o ideal, o que gera ainda mais
preocupações, pois são procurados para uma perda de peso em menor tempo e sem maiores esforços, juntamente com dietas milagrosas e os medicamentos anorexígenos.
Os pilares do tratamento da obesidade são adoção de mudanças de de estilo de vida, com orientação dietoterápica e aumento da atividade física.
Clique aqui para voltar para a seção com diversas medicinas.