para-que-serve-infantil-gel-max-bula

Como funciona o medicamento? Tem bula? Precisa de receita?

Este é um medicamento que controla a produção de gases no estômago e intestino, aliviando as dores abdominais. Não é necessário a receita médica para a compra deste remédio nas farmácias, porém é indicado que um profissional esteja ciente do uso.

Ele é um medicamento de ação rápida, com um tempo de ação que varia de 10 a 30 minutos após a sua ingestão. O Luftal é comercializado no formato de gotas, comprimidos e cápsulas gelatinosas, que possuem a mesma eficácia em qualquer uma de suas formas. Efetivamente, esse medicamento não é considerado um analgésico e sim um controlador da produção de gases que geram dores no paciente.

O remédio atua diminuindo esses gases, eliminando a tensão entre os líquidos digestivos e, com isso, diminuindo as bolhas que se formam a partir dos gases expelidos. Esses gases, geralmente, causam inchaços e dores abdominais, que deixam as pessoas com uma sensação dolorida, que pode afetar até outras partes do corpo, como o tórax. Rompendo essas bolhas, o remédio acaba por aliviar os sintomas dos gases.

Vale lembrar que esse medicamento não apresenta efeitos colaterais significativos mas, como qualquer outro remédio, não deve ser usado de modo indiscriminado. Nos primeiros sintomas de efeitos reversos, suspenda o uso e procure um médico, que irá lhe orientar da maneira mais adequada. Em relação aos sintomas de dores, caso elas persistam, também procure auxílio médico, pois o problema principal pode não estar relacionado à gases.

Qual é o seu uso?

Ele é indicado para pessoas que possuem um acúmulo de gases no intestino, o que pode gerar dor abdominal. Essas dores podem acontecer devido à alimentação ou à condições específicas. O medicamento ajuda a diminuir o desconforto em adultos e crianças, considerando a indicação para a idade adequada. Por ser um medicamento, é importante a orientação de um médico para a melhor posologia.

O remédio auxilia no controle de gases, minimizando as dores abdominais em pessoas que sofrem de prisão de ventre ou constipação, o que pode gerar incômodo. O mesmo também é indicado para intolerantes à lactose, cujos sintomas incluem formação exagerada de gases, flatulência e diarreia.

O que diz na bula?

Este medicamento é indicado para pacientes que apresentam excesso de gases no aparelho digestivo. O acúmulo desses gases, que se concentram no estômago e no intestino, é chamado de flatulência e causa desconforto abdominal, podendo aumentar o volume do abdômen e resultando em dor ou cólicas.

Eliminando esses gases, os sintomas se aliviam. O remédio também pode ser utilizado como medicação auxiliar no preparo de pacientes que farão alguns exames médicos, como endoscopia digestiva e/ ou colonoscopia, facilitando a visualização das áreas sem o acumulo de gases que obstruiriam a vista.

Como funciona?

O medicamento começa a atuar entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão. Ele age no estômago e no intestino, diminuindo a produção de bolhas de gases, que causam desconforto abdominal. Sua eliminação resulta no alívio dos sintomas relacionados à dor, gerando sensação de bem-estar ao paciente.

Quando não usar?

Não use o mesmo se for alérgico ou tiver sensibilidade à qualquer um dos componentes da fórmula. Também não faça o uso se apresentar alguns dos sintomas descritos abaixo:

  • Aumento do volume abdominal;
  • Cólica grave e dor persistente na área do abdômen (mais de 36 horas);
  • Massa palpável na região da barriga e estômago.

Procure seu médico e peça orientações sobre como proceder.

O que eu devo saber sobre esse medicamento?

Este é um remédio que apresenta poucos efeitos colaterais. Portanto, não existem recomendações especiais sobre seu uso, apenas é indicado que siga a posologia correta para a sua idade. Recomenda-se que crianças e idosos usem o medicamento em gotas, devido à facilidade de deglutição.

Não use dose maior que a recomendada. Grávidas e lactantes necessitam de orientação especial para o uso deste remédio, que apenas o médico poderá dar. No caso de crianças recém-nascidas, também é necessária a orientação do médico pediatra para a posologia infantil.

Posologia?

O medicamento é comercializado em gotas, comprimidos e cápsulas gelatinosas, que deverão ser administrados via oral. Sua utilização é indicada para uso adulto e pediátrico, devendo seguir a quantidade correta indicada na posologia, de acordo com a idade e necessidade de cada paciente.

Como fazer o uso da versão gotas?

Antes de fazer o uso do produto em gotas, agite seu frasco. Após isso, rompa o lacre e tombe o frasco para iniciar o gotejamento. A indicação da quantidade de gotas deste medicamento varia de acordo com a idade do paciente. Cada gota de Luftal (equivalente à 1 mL), são apresentadas 75 mg do medicamento que alivia as dores abdominais. As gotas podem ser tomadas diretamente na boca ou diluídas em água.

  • Crianças recém-nascidas: indicado de 3 a 5 gotas, a serem tomadas 3 vezes ao dia.
  • Crianças até 12 anos: indicado de 5 a 10 gotas, a serem tomadas 3 vezes ao dia.
  • Crianças acima de 12 anos e adultos: indicado 13 gotas, a serem tomadas 3 vezes ao dia.

Vale lembrar que a dose máxima diária de Luftal deve ser limitada a 500 mg (166 gotas).

Tem cápsulas em gel?

O Luftal Max é composto de cápsulas gelatinosas, que devem ser engolidos e não mastigados. As caixas podem ser compradas nas farmácias, em embalagens com 10 cápsulas de 125 mg. A indicação é de uso oral e mais voltado para o público adulto, que tem mais facilidade na deglutição das cápsulas.

Pode ser administrado até 3 vezes ao dia, depois das refeições ou em caso de necessidade. Não exceda esse limite.

Como utilizar o comprimido?

A utilização do remédio em comprimidos segue a mesma especificidade do remédio em gel. Portanto, não devem ser mastigados e sim engolidos diretamente, por via oral, e com o auxílio de água para deglutir. Sua dosagem deve ser de 1 comprimido 3 vezes ao dia, após às refeições.

Serve para bebês?

O uso deste medicamento em bebês só deve ser feito após a prescrição médica. Se o pediatra fizer a indicação, ele poderá ser utilizado de acordo com a posologia destinada. Por ser um remédio que atua no alívio dos gases, o Luftal poderá ser benéfico aos bebês pois ajudarão a dissolver as bolhas que retêm os gases em seu intestino, o que lhe dará uma sensação de bem-estar e fim das cólicas.

Grávida pode tomar?

Efetivamente, não há uma negativa em relação à isso. O mesmo se mostrou um remédio capaz de melhorar a sensação de desconforto em gestantes. Porém, como todo medicamento, ele não deve ser tomado sem a devida orientação de um médico.

É muito importante que grávidas e lactantes conversem com seus médicos sobre a possibilidade de fazer o uso do Luftal. Por mais que seja um medicamento que não necessita de receita médica para ser comprado, isso não significa que seja passível de uso indiscriminado.

Por vezes, algum componente do remédio pode ser prejudicial à saúde da gestante, principalmente em casos de alergia. Fique atenta à isso e tire suas dúvidas com seu médico antes de fazer o uso do mesmo. No caso de já estar usando e apresentar alguma reação adversa, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com seu médico.

Qual é o preço?

O preço do medicamento varia de acordo com seu formato e dosagem, é possível achar entre R$ 15 até R$ 45. Este remédio pode ser comprado nas farmácias, sem a necessidade de receita médica. Por ser muito conhecido e utilizado, você não terá dificuldades em encontrar este medicamento em sua região.

Clique aqui para voltar para a seção com diversas medicinas.