Veja como fazer, como tomar, quantas vezes por dia e por quanto tempo você pode beber, suas propriedades, contra indicações e efeitos colaterais. Pode abaixar a pressão, pessoas hipertensa e com diabetes pode fazer uso? Ajuda no combate a sudorese, pancreatite, dor de garganta, estômago, diarreia e intestino? Quais efeitos antes e depois de beber? Confira…
O que é o chá de Sálvia?
A Sálvia (Salvia officinalis), também conhecida por sálvia-comum ou sálvia-das-boticas é uma planta medicinal originária da região sul da Europa utilizada a muito tempo pelas pessoas devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Em Roma, por exemplo era considerada sagrada e para os egípcios, milagrosa.
Atualmente é bastante utilizada na Europa e Ásia e seu uso vem sendo difundido nas Américas de maneira geral.
Ela pode ser utilizada tanto como tempero quanto na forma de chá, e é exatamente sobre este último que iremos tratar a seguir.
Serve para o que?
Muitas pessoas chamam ela de planta das mulheres. O apelido veio devido as inúmeras utilidades que está traz ao organismo feminino, principalmente no que diz respeito a menstruação e suas consequências.
Há quem diga ainda que o chá de sálvia é emagrecedor. No entanto, não existem estudos comprovados ainda sobre isto. Mesmo assim, algumas pessoas tem recorrido a este para perder alguns quilinhos indesejáveis e parece que tem dado certo, pois tem sido bem comum pessoas postarem na internet imagens comparando o antes e depois de seus corpos com a utilização do mesmo.
Quais os Benefícios?
Os benefícios trazidos a partir da ingestão desta milagrosa erva, são:
- Tratamento de problemas digestivos, tais como diarreia;
- Tratamento de depressão;
- Tratamento de insônia;
- Cura de resfriados fortes, tosse, garganta inflamada;
- Tratamento da mucosite oral, um efeito colateral do tratamento do câncer;
- Estimula o crescimento capilar;
- Diminui a incidência de cabelos grisalhos;
- Auxílio na redução dos níveis de colesterol sanguíneo;
- Auxílio da redução de peso;
- Estímulo do funcionamento cerebral;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Fortalecimento ósseo;
- Auxílio na redução dos níveis de açúcar sanguíneo;
- Prevenção ao envelhecimento precoce.
Além disso, é muito recomendado para as mulheres, devido ao equilíbrio que este traz ao seu sistema hormonal, sendo eficiente para o tratamento de problemas no clico menstrual e também para o tratamento da menopausa.
Como Preparar?
A preparação da infusão de sálvia é bastante rápida e fácil. Para tanto, deve-se apenas adicionar uma colher (sopa) das folhas desta planta em um copo de água fervente e deixar em repouso por cerca de 10 minutos. Depois basta coar e o chá estará pronto.
O sabor é bastante agradável, por este motivo não é necessário adoçá-lo. No entanto, é comuns algumas pessoas adicionarem algumas gotas de limão a fim de deixá-lo mais saboroso e funcional.
O ideal é consumir a bebida logo após o seu preparo, visto que com o passar do tempo ocorrerão perdas de suas propriedades funcionais. Não se aconselha o consumo da infusão que foi preparada dentro de um período superior a 24 horas, visto que a mesma já não mais trará benefícios a saúde, muito pelo contrário, poderão se formar compostos tóxicos nocivos ao organismo.
Como Beber?
Para o caso do combate as ondas de calor sentidas pelas mulheres que estão na menopausa, indica-se a ingestão diária desta bebida por cerca de 2 a 3 meses ou até sentir que os sintomas melhoraram.
Já para a utilização da erva como expectorante, basta tomar uma xícara desta infusão por 7 dias seguidos.
Receitas:
Bebida com Camomila:
Esta é uma combinação ideal para quem sofre com insônia. Para fazê-lo basta misturar algumas flores de camomila às folhas de sálvia durante a sua infusão. Antes da ingestão pode-se ainda adoçá-lo com um pouco de açúcar mascavo, de preferência, ou mel.
Lembre-se de que não se recomenda a fervura das folhas, estas devem ser adicionadas em água fervente apenas.
Bebida com Valeriana:
Esta bebida também é indicada para pessoas que possuem dificuldade para dormir. Os efeitos sedativos desta mistura são ainda mais poderosos do que o do chá citado anteriormente. A proporção ideal entre estes é de 1 colher (sopa) de folha de sálvia para 1 colher de valeriana. A infusão também deverá ser preparada com a água já fervendo, jogando as folhas e aguardando (não se ferve a água com as folhas dentro).
Esta bebida deverá ser ingerida pouco antes da pessoa ir se deitar, devido ao seu rápido efeito sobre o organismo.
Quais são os Efeitos Colaterais?
Apesar de ser um produto natural utilizado como tempero na cozinha, a sálvia pode trazer efeitos desagradáveis ao organismo, dependendo da pessoa que fizer o seu uso.
As reações adversas mais comuns são problemas digestivos, oscilações da pressão arterial, erupções na pele e baixa dos níveis de açúcar no sangue, sobretudo das pessoas diabéticas.
Outros efeitos que poderão surgir são danos ao fígado e convulsões. Além disso a sálvia é rica em cânfora e tujona, substâncias estas que quando consumidas em grande quantidade podem até mesmo serem letais. Portanto, é sempre bom não exagerar na dose. A dose diária recomendada pela ANVISA deste chá é de no máximo três xícaras de 150 ml cada ao dia.
Vale ressaltar ainda que é sempre bom consultar o seu médico de confiança antes de iniciar o consumo contínuo do chá de sálvia, visto que, dependendo dos produtos medicamentosos que você já fizer uso, a ingestão desta infusão não é recomendado, e isto apenas o médico que conhece o seu histórico clínico é quem poderá dizer.
Existem Contraindicações?
O seu consumo é apenas contraindicado para gestantes, visto que a tujona pode dar origem a contrações uterinas e consequentemente levar a um aborto espontâneo.
Infelizmente algumas mulheres grávidas em caso de desespero tem utilizado o chá justamente com este objetivo, ou seja, causar o aborto.
Não faça isso, pois os riscos de causar um problema são maiores ainda na mãe do que na criança.
O uso também é contraindicado para mulheres em fase de amamentação, pois esta planta é capaz de secar o leite.
No entanto, ele também pode ser utilizado para secar o leite quando não se deseja mais amamentar ou quando a quantidade de leite produzida for muito grande.
Crianças, adolescentes e idosos também deverão utilizar este produto com moderação.
Onde Comprar?
As folhas secas de sálvias podem ser adquiridas em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e também em sites da internet, que entregarão este produto em sua casa.
Na hora da compra é sempre importante verificar a procedência do produto.
Certifique-se de que as folhas de sálvia estão limpas e higienizadas e sem a adição de qualquer outro componente que poderá ser nocivo à saúde.
Em suma, seja lá qual for o motivo que o levou ao consumo da bebida feita com a sálvia, lembre-se sempre de que tudo em excesso é prejudicial.
Para conhecer sobre as demais bebidas, para que serve, benefícios e receitas: Veja bem aqui
Clique aqui para conhecer o chá de moringa, para que serve, indicações, benefícios e como fazer