Veja o que é, quais são os melhores tipos e mais fortes naturais expectorantes, para que serve, é bom para quê, benefícios, como preparar e qual o melhor horário para tomar. Ajuda a curar tosse, alergia, sinusite, inflamação da garganta, dor de cabeça e febre? Confira…
Não é à toa que nossas avós já usavam os chás para tratar os sintomas de muitas doenças, inclusive os da gripe. Eles realmente podem ajudar bastante.
As ervas, frutas e especiarias utilizadas são repletas de vitaminas e propriedades anti-inflamatórias que vão deixar o seu organismo forte e imune a muitas doenças.
Os Chás para Gripe São Bons Mesmo?
Existem excelentes opções de remédios que podemos preparar em casa mesmo e que diminuem muito os sintomas tão debilitantes da gripe. Não só as gripes comuns, como a Influenza A e seus subtipos podem ter os sintomas amenizados com remédios e chás caseiros.
Alguns preparados com limão, alho, equinácea, gengibre, sabugueiro ou tília, que são plantas medicinais, podem ajudar bastante, pois, possuem características anti-inflamatórias.
Limão com mel ajuda mesmo?
A mistura de limão e mel é bastante benéfica para o organismo debilitado. Essa mistura auxilia no combate aos microrganismos causadores de gripes, resfriados, dor de garganta, asma e vários outros problemas que atingem as vias respiratórias.
Esses ingredientes combinados são uma forma eficaz de tratar os sintomas, pois, descongestiona o nariz, a garganta e alivia o mal-estar generalizado.
Para preparar você vai precisar:
- 2 col. (sopa) com mel;
- Suco de 1 limão;
- 1 xíc. com água quente.
Coloque o mel na água quente da xícara e misture bem até ficar homogêneo. Adicione o suco do limão e tome em seguida.
É importante não esperar para tomar este chá, e lembre-se de colocar o limão por último, ok? Assim, a vitamina C da fruta será preservada.
Depois que você tomar o preparado fique pelo menos 30 minutos deitado, aquecido com cobertores; e se você começar a suar, melhor ainda!
Você ainda pode usar aquelas bolsas de água quente, para atenuar a dor muscular, assim como esquentar os pés. Tudo isso deve ajudar a amenizar os terríveis sintomas.
Existe algum para a dor de garganta?
Muitos possuem propriedades analgésicas e auxiliam na diminuição dos sintomas da garganta inflamada, proporcionando alívio rápido dos incômodos.
Os melhores preparados para a garganta são os que levam gengibre, limão, mel e hortelã. Entretanto, fique atento! Se a inflamação na garganta não regredir com os chás caseiros, consulte o médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso. Anti-inflamatórios, analgésicos, ou mesmo antibióticos podem ser receitados, caso haja infecção.
Gengibre:
O chá de gengibre é excelente para a garganta.
Você vai precisar apenas de:
- 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 1 cm);
- 1 xíc. com água;
Para preparar basta colocar os dois ingredientes para ferver em uma panela. Depois de alguns minutinhos fervendo desligue o fogo e deixe descansar tampado por 10 minutinhos, coe e beba em seguida. Você pode tomar este chá até três vezes ao dia.
Mel e hortelã:
Para preparar este chá que limpa a garganta e garante mais conforto e bem-estar, você vai precisar de:
- Folhas de hortelã;
- 1 xíc. com água;
- 1 col. (chá) com mel;
Para preparar coloque algumas folhas de hortelã na água e ferva. Em seguida, coloque uma colherinha de mel, coe e beba.
Veja como fazer outras receitas de chá para gripe para combater e aliviar outros sintomas no corpo:
Bem, com a proximidade do inverno e as mudanças repentinas de temperatura, a dor no corpo, coriza e febre logo começam a aparecer, mas, algumas receitas de infusões podem ajudar bastante no combate aos sintomas.
Com laranja:
Para este chá você vai precisar de:
- 2 laranjas;
- 1 limão;
- 1 xíc. (chá) com água;
- 2 col. (sopa) com mel;
Para preparar retire o suco das frutas e reserve. Em seguida pegue as cascas tanto das laranjas quanto do limão e coloque para ferver por aproximadamente 15 minutos. Agora, adicione o suco ao chá feito com as cascas. Deixe ferver por mais dez minutinhos. Coe. Pode adicionar mel e tomar de 3 a 4 vezes ao dia. Os portadores de diabetes não devem consumir o mel.
Com alho:
Este preparado alivia bastante os desconfortos respiratórios, a dor de garganta e o mal-estar generalizado.
Entretanto, está contraindicado para os hipertensos, diabéticos e cardiopatas que fazem uso do ácido acetilsalicílico. Esta é uma bebida que possui efeito anticoagulante, sendo assim, pode ocasionar hemorragia.
Para este preparado use:
- 3 dentes médios de alho;
- 2 col. (sopa) com mel;
- 2 xíc. com água;
- Suco de limão, se desejar;
Para preparar amasse bem os dentes de alho e coloque em uma panela para ferver com 2 xícaras de água. Assim que levantar fervura deixe o fogo baixo e cozinhe por mais uns 15 minutinhos.
Coe e deixe amornar. Agora, coloque o mel e o suco de limão, se preferir. Beba em seguida.
Com equinácea:
Você já ouviu falar na equinácea? Saiba que esta é uma planta excelente para estimular o sistema imunológico e ajudar no combate aos sintomas da gripe.
Para este você vai precisar de:
- 1 xíc. com água fervente;
- 1 col. (sopa) das folhas secas de equinácea;
Para preparar coloque as folhas da planta em água fervente e espere uns 10 minutos. Coe e beba em seguida.
Cuidados:
Infecções originadas por vírus causadores da gripe ocasionam uma série de sintomas que podem realmente derrubar você! Dores pelo corpo; febre, às vezes alta; coriza; tosse com catarro e mal estar generalizado são algumas das ocorrências quando se está com a doença. Para quem apresenta estes sinais o melhor mesmo é descansar bastante para evitar a progressão da doença para quadros mais graves como a pneumonia, por exemplo.
Note que as crianças em idade escolar estão entre a população mais propensa à gripe, já que o contato com os vírus nesta idade são mais frequentes. Os idosos são outro grupo preocupante.
Entretanto, alguns cuidados muito simples podem evitar as gripes e outras doenças infecciosas:
- Cuide da alimentação! Alimentos que contêm vitaminas A, B, C e E são essenciais para o sistema imunológico.
- Beba bastante líquido para limpar constantemente o organismo.
- Evite levar a criança doente à escola, assim, o contagio com outras crianças poderá ser evitado;
- Higiene é fundamental, principalmente a higiene das mãos. Lave sempre às mãos e utilize o álcool em gel 70%.
Com essas dicas e estes poderosos chás para gripe, os sintomas vão melhorar e você vai poder voltar as atividades diárias com mais disposição.
Clique aqui agora para conhecer o chá de alho com limão e mel.