causa-cancer

Veja as vantagens e como preparar a planta cynara scolymus:

Muito tem sido falado sobre a medicina alternativa, popular e caseira. Com resultados impactantes na prevenção e melhora de sintomas, os produtos naturais têm ganhado espaço no coração e no organismo de muitas pessoas. É o caso desta planta, por exemplo.

Com propriedades medicinais protetoras, ela auxilia o processo de digestão, protegendo o fígado e ajudando no emagrecimento saudável. Entre suas vantagens, podemos reconhecer a capacidade de eliminar toxinas, líquidos, gorduras, além de ser um afrodisíaco potente.

Sem contraindicações ou malefícios alarmantes, muitos profissionais da saúde têm aderido e indicado seu uso. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é:

É uma planta medicinal, utilizada como apoio para emagrecimento, baixar o colesterol, combater a anemia, controlar o açúcar no sangue e auxiliar o processo digestivo. Seu nome científico é Cynara scolymus. Você pode encontra-la de diversas formas em lojas de produtos naturais, feiras livres, supermercados e farmácias de manipulação.

Ela pode ser consumida de modo natural, através de receitas bastante saborosas ou em cápsulas, cuja eficácia é mais direcionada ao tratamento complementar de saúde. Essas cápsulas devem ser consumidas antes ou depois de refeições, sempre com água.

Para que serve :

Por ser um alimento rico em cinarina (componente estimulante de sais biliares), ela se torna uma poderosa aliada no processo digestivo, além de contribuir para a absorção de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, melhora a função hepática, diminui o colesterol e controla o açúcar no sangue.

Obviamente, com todas essas vantagens, o consumo da planta emagrece, desde que consumida da maneira correta (como as cápsulas). A presença dos antioxidantes também colabora para o combate dos radicais livres, o que impede o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas.

Benefícios:

Por ser um produto natural, quase não há contraindicações para o seu uso. Ao contrário, são muitos os benefícios do consumo dessa planta. Confira:

  • Por possuir bastante potássio, ela melhora o funcionamento do nosso sistema urinário. Isso equilibra os eletrólitos de nosso organismo ;
  • Seu valor nutricional é alto, repleto de vitaminas e fibras. Com isso, o processo de emagrecimento é acelerado, já que diminui a sensação de fome;
  • Reduz o colesterol ruim e diabetes;
  • Previne doenças no fígado;
  • É uma importante aliada no tratamento da anemia e da hipertensão;
  • Possui função desintoxicante, limpando nosso organismo e melhorando o funcionamento do intestino;

Comprimido:

Os comprimidos da planta são um fitoterápico poderoso que auxiliam o processo de emagrecimento, ajudando na digestão de alimentos gordurosos. Você pode encontrar as pílulas em farmácias de manipulação, com a função de aliviar o desconforto abdominal.

Além disso, o uso dos comprimidos também é indicado como tratamento complementar para anemia, baixa do colesterol e diminuição do açúcar no sangue. Não há contraindicações conhecidas do uso do medicamento, porém ele não é indicado para grávidas, lactantes e pessoas menores de doze anos. O uso do composto por esses pacientes deve ser feito sob a supervisão de um médico.

Composta :

Esse produto inovador é composto de três plantas que, comprovadamente, trazem benefícios para a saúde: alcachofra, boldo e jurubeba. Unindo a eficácias desses três elementos excelentes para a digestão e metabolização hepática, surgiu um importante tratamento para a obesidade já que, combinadas, as três plantas são capazes de reduzir gorduras.

Receitas:

Por ser uma planta rica em nutrientes e vitaminas, ela é bastante indicada em dietas (considerando sua eficácia na redução do colesterol e sua ação diurética e antioxidante). Por isso, use e abuse dessa hortaliça na hora de preparar suas refeições. Você pode utilizar todas as partes da mesma. Veja algumas receitas incríveis e como fazer!

Pizza de peperoni, alcachofras e cogumelos:

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Cogumelo fatiado200 g
Coração de alcachofra01 frasco
Salame italiano (sem pele) fatiado150 g
Molho caseiro de tomate250 g
Muçarela fatiada150 g
Massa pizza pré cozida tamanho médio1 unidade

Modo de preparo:

  • 1.Tempere os cogumelos com sal, pimenta e ervas à seu gosto;
  • 2. Coloque por alguns minutos (no máximo 5) no forno, para que eles sequem;
  • 3.Sobre a massa de pizza, disponha o molho, os cogumelos temperados, a mussarela, o salame e os corações de alcachofra;
  • 4.Leve ao forno 240 °C até estar cozido.

Espaguete com tomate e alcachofra:

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Mini-Alcachofra4 unidades
Espaguete integral sem glúten100 g
Dente de alho picado2 unidades
Azeite de oliva extra-virgem1/4 de xícara de chá
Tomate picado1 unidade
Folha de manjericãoQuanto basta
Folha de salsaQuanto basta
Sal marinhoQuanto basta
Pimenta do reinoQuanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Lave as mini-alcachofras e retire as folhas mais duras;
  • 2. Cozinhe por 20 minutos (ou até ficarem macias) ;
  • 3.Em outra panela, cozinhe o macarrão e reserve, quando estiver al dente;
  • 4.Refogue o alho no azeite em uma frigideira. Adicione a alcachofra cozida, o tomate, o manjericão e a salsa. Tempere à gosto;
  • 5.Coloque sobre o macarrão e aproveite.

Alcachofra com molho:

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Alcachofra4 unidades
Azeite de oliva extra-virgem1/2 xícara do tipo chá
Vinage1/2 xícara do tipo chá
Mostarda1 colher de sobremesa
Tomate1/2 unidade
Cebola1/2 unidade
Dente de alho picado2 unidades
Queijo parmesão ralado1 colher de sobremesa
Sal marinhoQuanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Lave bem as alcachofras e leve para cozinhar com sal, por 30 minutos;
  • 2. Escorra e coloque em um refratário grande;
  • 3.Misture todos os outros ingredientes e regue as alcachofras;
  • 4.Sirva-se comendo das folhas.

Alcachofra fácil:

Ingredientes:

ComponenteQuantidade
Alcachofra2 unidades
Tomate picado2 unidades
Cebola média picada1 unidade
Dente de alho picado2 unidades
Azeitona picada10 unidades
OréganoQuanto basta
Azeite de oliva extra-virgemQuanto basta
Sal marinhoQuanto basta

Modo de preparo:

  • 1.Apare as alcachofras e cozinhe por 20 minutos (na panela de pressão);
  • 2. Após esse prazo, abra a panela e observe se as pétalas estão se soltando com facilidade. Caso não estejam, cozinhe por mais 10 minutos;
  • 3.Refogue todos os outros ingredientes e deixe o molho apurar;
  • 4.Despeje por cima das alcachofras em um refratário;
  • 5.Você pode polvilhar parmesão ralado e gratinar, caso preferir.

Preço:

O preço da hortaliça varia de acordo com a forma que irá utilizá-la. Por exemplo, se preferir consumi-la ao natural, poderá encontrar em supermercados e feiras livres, pelo valor médio de R$ 5. Caso deseje utilizá-la em cápsulas, você deverá procurar em farmácias de manipulação e até mesmo na internet, pelo valor médio de R$ 30 (variando de acordo com a quantidade de comprimidos).

Clique aqui para conhecer a fruta noni, benefícios e malefícios da planta que cura doenças