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Saiba como calcular de forma simples seu programa de alimentação e quantos dias deve-se ficar nesta etapa. Como montar uma lista de compras, quais os melhores ingredientes para um cardápio, quais alimentos permitidos e quanto emagrece em uma semana? Dicas para montar seu café da manhã, almoço e jantar. Confira…

Você já ouviu ou leu sobre a dieta Dukan?

Trata-se de um método para emagrecer que se divide em 4 etapas ou fases. Esta dieta, desenvolvida pelo Dr. Pierre Dukan, médico francês, pode ser encontrada no livro intitulado “Não Consigo Emagrecer”, onde estão explicados os possíveis motivos de a sua dieta não estar funcionando.

Na verdade, este método é uma ótima opção para os que precisam perder peso de modo rápido, entretanto, não se trata de reeducação alimentar, mas de uma dieta bastante exigente. Segundo o Dr. Dukan com o seu programa é possível emagrecer em torno de 5 quilos ainda na primeira semana.

Como vimos, esta dieta é trabalhada em quatro etapas:

  • A primeira delas se denomina Fase Ataque: nesta etapa deve-se consumir apenas alimentos ricos em proteínas e baixo nível de gordura.
  • Na segunda etapa, a Fase de Cruzeiro, deve-se intercalar a primeira fase com alguns vegetais, diariamente.
  • A terceira etapa, a Fase de Consolidação serve para a manutenção do peso. Aqui há um acréscimo maior de vegetais e algumas frutas.
  • Já na última etapa, a Fase de Estabilização, deve-se manter uma alimentação normal, mas eleger um dia da semana para o consumo de proteína pura.

Entretanto, vamos nos concentrar na etapa inicial, a chamada Ataque.

Como fazer e tem o passo a passo?

Em primeiro lugar vamos entender como funciona o cronograma de emagrecimento. Esta é uma dieta que durará o tempo necessário para você emagrecer o quanto desejar.

De acordo com Dr. Dukan, se você quer perder até 5 quilos, a fase 1 terá a duração de 1 dia. Mas, se a ideia é perder de 6 até 10 quilos, ela deverá durar 3 dias. Agora, se você quer eliminar de 11 até 20 quilos, esta etapa 1 durará 7 dias.

Entenda que a duração das demais fases deve variar conforme o emagrecimento de cada um.

Quais são os alimentos permitidos?

Nesta primeira fase do programa é indicado comer apenas aqueles alimentos repletos em proteínas. Os carboidratos e doces estão proibidos. Veja o que comer nesta primeira etapa.

  • Carnes magras, podendo ser cozidas, grelhadas ou assadas, mas sem gordura;
  • Ovos cozidos;
  • Kani;
  • Peito de peru defumado;
  • Iogurte natural, desnatado,
  • Leite desnatado;
  • Requeijão;
  • Queijo cottage;
  • Frutos do mar.

Lembre-se de que junto a estes alimentos deve-se consumir também 2 colheres (sopa) de farelo de aveia, diariamente. Beber no mínimo um litro e meio de água por dia também é uma regra a ser seguida; café ou chá também podem ser inseridos no menu.

Para temperar as carnes podem-se usar inúmeras ervas e especiarias, raspas de limão, molho de soja, cebola, alho, cebolinha, vinagre, pepino e mostrada.

Lembre-se de que esta fase pode durar de 1 até 10 dias. Tudo vai depender da quantidade de peso que você quer eliminar. Veja que a quantidade dos alimentos que for consumir é à vontade, só não pode exagerar!

  • Alimentos que não podem ser consumidos: carboidratos, de modo geral: como pães, macarrão, arroz, lentilhas e feijões; as frutas e também os doces estão fora da sua alimentação.

Precisando de um cardápio? Acompanhe:

A fase Ataque, como já mencionado, é compreendida por alimentos proteicos, logo, seu cardápio poderia ser mais ou menos assim:

  • Café da manhã: iogurte natural ou 200 ml de leite, que deve ser desnatado, acompanhado de 2 colheres de farelo de aveia, mais 1 ovo cozido e 2 fatias finas de queijo mussarela. Você pode tomar café com leite, só não acrescente açúcar.
  • Lanchinho da manhã: 200 ml de leite sem gordura ou, então, 2 fatias finas de queijo, mais 2 fatias finas de presunto de peito de peru.
  • Almoço/Jantar: 2 filés grandes de frango grelhado, ou, camarão ao molho de queijos. Ou ainda 250g de carne, que pode ser vermelha, servida ao molho Quatro Queijos; o preparo deve ser com o leite desnatado.
  • Lanchinho da tarde: chá ou café à vontade, ou então 200 ml de leite sem gordura e 1 ovo cozido. Outra opção: tofu, mais 3 fatias finas de presunto. Outra ideia seria 2 fatias de queijo cottage mais 2 fatias de presunto comum ou de peito de peru.

Quanto aos ovos, é bom lembrar que são permitidos apenas dois ovos diariamente. A soja também pode ser consumida.

Quer algumas receitas? Veja só:

Receita de Panqueca simples Dukan:

Ingredientes:


ComponenteQuantidade
Farelo de Aveia10 colheres de sopa
Ovos2 unidades
Requeijão light sem lactose1 colher de sopa
Iogurte desnatado natural sem lactose2 unidades
Fermento em pó químico1 colher de chá
Salquanto basta

Modo de Preparo:

  • 1. Para preparar coloque todos estes ingredientes numa vasilha e misture muito bem até que a consistência fique bem cremosa.
  • 2. Coloque em uma frigideira, de preferência antiaderente, um fiozinho de azeite; aqueça em fogo brando.
  • 3. Com uma concha coloque a mistura na frigideira; doure os dois lados.
  • 4. Esta panqueca fica mais consistente, grossa e deverá ser consumida pela manhã. Não precisa de qualquer tipo de recheio.

Receita de Panqueca de carne moída:

Ingredientes:

Massa:


ComponenteQuantidade
Farelo de Aveia3 colheres de sopa
Farelo de trigo1 colher de sopa
Iogurte desnatado sem lactose2 colheres de sopa
Fermento em pó químico1 colher de chá
Ovo1 unidade
Cheiro verde picado1 colher de sopa
SalQuanto basta

Recheio:


ComponenteQuantidade
Carne moída de patinho300 g
Pimentão verde picado1/2 xícara
Molho de Tomate2 colheres de sopa
Dente de alho1 unidade
Cebola picada 1 colher de sopa
Pimenta-do-reinoQuanto basta
SalQuanto basta
OréganoQuanto basta

  • 1. Comece batendo no liquidificador a aveia, o trigo, o iogurte, o ovo, cheiro verde e sal.
  • 2.Por fim, acrescente o fermento. Misture bem até dissolver. Reserve.
  • 3. Agora, doure a cebola e o alho amassado em outra frigideira com um fiozinho de azeite; em seguida coloque a carne moída.
  • 4. Depois que estiver cozida acrescente os outros ingredientes e refogue por mais alguns minutinhos.
  • 5. Tempere e reserve.
  • 6.Doure a panqueca em outra frigideira com mais um fiozinho de azeite.
  • 7. Uma concha de massa é o suficiente para cada panqueca.
  • 8. Uns dois minutos para cada lado devem deixá-la dourada.
  • 9.Por fim adicione o recheio e enrole a panqueca.
  • 10.Sirva em seguida.

Esta receita pode ser servida como almoço ou jantar.
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